segunda-feira, 16 de novembro de 2009

15 de novembro. Dia de que mesmo?


Imagem: Daniel Araújo


Ah, que belo feriado. Vamos todos celebrar a causa maior desse dia 15 de novembro: 120 anos da compra, ou melhor, da Proclamação da República no Brasil. Meu deus, quanta gente no Shopping. Isso deve ser alguma comemoração, óbvio. Uma data desta certamente não passaria em branco, nem por um Shopping Center. Vários pais com seus filhos, muito bem, estão mostrando a eles o valor da nossa história, o peso da nossa bandeira. Olha lá! Fogos, helicóptero. Que maravilha. Quanta emoção. Veja, alguém vem saindo dele. De certo um representante do exército, esculpindo o peito cheio de medalhas, com a missão e a honra de relembrar nosso memorável Marechal Deodoro da Fonseca. Bravo, bravíssimo! Já posso ver sua grande barba com os pelos brancos de tantas conquistas. Vejo também... Opa! O que aquilo? Roupa vermelha? Chapéu vermelho? Carregando um saco... Ele disse: “Ho, ho, ho?!”

É gente. Era realmente Papai Noel que havia chegado. O proclamador do consumo. “Ho, ho, ho.” Ha, ha, ha. E a república? Ah, deixa pra lá, o shopping ta em promoção mesmo.

“15 de novembro, dia da premiação do “Troféu Raça Negra”, que premiou os artistas nacionais negros que mais se destacaram em 2009.”

Aí sim, pelo menos esse prêmio vai justificar a data. Nada mais justo que homenagear nossas personalidades negras. O símbolo maior de um povo tão sofrido na história e que carrega até hoje suas marcas. Agora sim. Bravo! Bravíssimo. Exemplos de que o preconceito não vence a arte. Zumbi, Cruz e Souza, Cartola, Baden Powel, os Miltons: Gonçalves e Nascimento. Todos esses com certeza serão lembrados. Faço questão de ver essa premiação do começo ao fim. Vamos lá, vai começar. Cerimônia de gala, hein? Um momento só já vai anunciar o homenageado. Meu deus! De novo não! Duas tapas na história do mesmo país e no mesmo dia?

“O Troféu Raça Negra tem o grande prazer de homenagear... Michael Jackson.”

AI MEU OVO! Essa é a frase que melhor expressa esse fato. Feito para premiar personalidades negras e brasileiras, o Troféu homenageia um americano que tinha vergonha de ser negro. Parabéns! Extremamente coerente, disse Ed. Mota. O mesmo que já declarou que prefere viver fora do país. Maravilha. Queria dizer que também acho tudo isso muito coerente.


Um ser coerente segundo os novos conceitos:

- Oi! Meu nome é Balaio Furado, sou judeu e tenho um quadro de Hitler no meu quarto. Quer ser eu amigo?

Hi, Hitler!

Salvem a Ama-zona!

11 comentários:

  1. Se fosse feita uma enquete numa rua movimentada de São Paulo, queria ver quantos acertariam do que se trata o feriado!! rs...¬¬ Tanto na Paulista, como na 25 de Março, queria ver a porcentagem de acerto! E claro, se perguntasse algum detalhe para um raro acertador, bem... o silencio seria constrangedor, talvez melhor não... aquele sentimento de vergonha alheia iria se manisfestar em mim e seria obrigado a desligar o celular ou mudar de canal, talvez ouvir uma musica, sei lá! ¬¬ rs...

    Ah sim, falou ai de Trofeu Raça Negra... bem, acho um bocadinho contraditório... o que há de estudioso dizendo que todos somos uma raça só, homogêneos etnicamente e tal... pq celebrar algo assim? Qdo sair o trofeu raça branca, eu me presto a assistir, até lá.. estou de boa qto a essa premiação!

    ResponderExcluir
  2. eu nem vi nada na imprensa falando da proclamação da republica,só por que caiu num domingo niguem lembrou,e mais uma homenagem ao michael jackson,que coisa!?e teve um deputado,vereador,sei lá que queria mudar uma praça de são paulo pra o nome praça Michael jackson e fazer uma estatua em homenagem a ele

    ResponderExcluir
  3. Ré-Pública. é o que vevemos. Indo em marcha ré, estamos. Nunca culpo o Presidente ou os demais mandatários do executivo, mas culpo a pobreza da política brasileira, egoísta; um Senado que defende interesses próprios ou de partidos lutando para tirar um do poder, bloqueando suas ideias boas para que possam culpá-lo, mais adiante, por algo que ele não fez e que não foi sua culpa.

    Por isso defendo o Parlamentarismo, ai se pudesse votar no Plebiscito da década passada...

    Além disso o consumo e sua apologia estão reinando, só se divulga algo quando houver retorno financeiro. O Dia das Crianças é mais importante do que a Proclamação da República? Mas dá lucro, então divulguemos!

    http://retadevista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Dei muitas risadas por aqui!
    Excelente o blog. Parabéns!

    P.s.: Me sinto cada vez mais envergonhada de ser brasileira!
    prontofalei!
    Mas como é que é? Não desisto nunca?!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkk, 15 de novembro? e quem se lembra ;x

    preferimos o bom e velho Papai Noel de Novembro xD

    eu só não deixo de ser brasileiro pq tenho que nascer de novo =[

    mas cada pais com seu problema, hoje em dias, as datas só servem pra feriados e discanso mesmo, nada de comemoração, nem o natal escapa, que é uma época para se comemorar e confraternizar com familia, anda se esvairindo as datas, e ficando mais a preguiça de se lembrar sou Brasileiro =x

    ResponderExcluir
  6. rachei o bico na parte do michael jackson, muito bem escrito, com muito humor. abraços
    http://infortunio-dark.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. “O Troféu Raça Negra tem o grande prazer de homenagear... Michael Jackson.”

    Pô man, essa foi pra acabar mesmo hehe...nada contra o cara mais pq não homenagear um brasileiro? tipo, Milton Gonçalves q tive o prazer de conhecer pessoalmente e parece ser um cara mt bacana e inteligente. dúvida? então dá uma passadinha no meu blog e confira: http://cinemeirosnews.blogspot.com/2009/11/aff-2009-segundo-dia.html (eu sou o de chapeu)
    E por falar em coerência: "sou judeu e tenho um quadro de Hitler no meu quarto" !! bem corente isso não acha?? com certeza esse quadro deve estar todo detonado hehe...
    Grande abraço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  8. Esse texto, reflete bem a boa noção do autor no vazio que tenha tal comemoração, que vitalmente perde o sentido com a desigualdade racial que vem sendo atribulada e desenvolvida ao longo transcurso da história do Brasil, que apesar de ser um país miscigenada, fenômenos como racismo posam como pontos vergonhosos de nossa cultura!

    ResponderExcluir
  9. poucos sabem o que e proclamação da república... ninguém da valores ao nosso passado....esse e o pais do presente...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom fazer esse recorte histórico!

    Bezzi Fierce.
    www.cremedentalnavagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. vc tem um sarcasmo ácido e inteligente, continue escrevendo sempre, congregações mutuas num mundo virtual, vamo botar a boca no trombone mermuuuuuuuu C...!

    ResponderExcluir