quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bem-vindos a...

Imagem: Américo Nunes


Nada como uma novela após a outra para nos distrair e preencher nossa demência. Dizem que já é cultural, mas ainda acho que é funcional, mais precisamente, mercadológico. É lógico. E vamos deixar de vez de ser cetpicistas mal humorados que querem que esses pobres folhetins digitais sejam para educar e conscientizar a população de que a consciência humana...

Ah, quanta hipocrisia. Eles são feitos pra alienar sim. Isso é ruim? Claro que não. Há quem diga que os alienados vivem muito melhor que os “compenetrados”. Para quê ficar assistindo a jornais, vendo a merda toda virar boné, vendo as mulheres sendo enterradas em paredes (já vi isso em um filme). Saber que Brasília é um cadáver que fede cada dia mais, para quê?

Vamos embarcar nesse carrossel e fazer de conta que ele vai para o céu. Ao som da Bossa Nova, claro, a trilha que se encaixa em todas as classes. É sim. Do Leblon ao morro. Empresários e faxineiros. Todos se deleitam ao som de Tom e Vinícius. Funk? Não. Somos uma sociedade evoluída musicalmente, nossos ouvidos só saboreiam harmonias complexas e letras prolixas.

“O barquinho vai e a tardinha cai.”

Ah como é bom acordar de manhã, tomar o café do hotel e sair. Para onde? Praia é óbvio. Ipanena, vôlei na areia, água de coco e garotas desfilando em biquínis que não lhe cabem. Para as mulheres tem também. Executivos de sucesso, mostrando seus tríceps suados, verdadeiros quadrúpedes, mas não faz mal, estão em Ipanema. Depois vou dar uma volta de helicóptero, sobrevoando todo Complexo do Alemão, onde todos os moradores, claro, estão reunidos ouvindo o quê? Bossa Nova! Ah... se o Tom fosse vivo. Certamente estaria no auge de sua turnê: Rossinha, Vidigal, Alemão e Cidade de Deus.

“Ela é carioca, basta o jeitinho dela andar”.


Ah as mulheres. Todas belas, tão bem sucedidas em suas profissões de... de... enfim, bem sucedidas, é o que importa. Sempre vivendo intensas paixões, frutos de amores absurdamente poéticos e fabulosos.

Sejamos sinceros, esse mundo é bem melhor do que aqueles que os jornais e revistas inventam. Vamos todos migrar para dentro de “Manecolândia” e deixar nosso rei Manoel Carlos nos guiar. Vida longa ao Rei!

Brasil, bravo e breve/ Meu país novela/ Quem sair por último/ Favor apague a vela.

Salvem a Ama-zona!

10 comentários:

  1. Sinceramente acho as novelas o lixo da tv brasileira, além de outras porcarias que insistem em nos empurrar guela abaixo. Não sei o que seria da tv GLOBO, principalmente, se não fossem as milhões de televisões ligadas no horário nobre, as milhões de pessoas que ligam a tv em busca de uma fuga momentânea da sua triste realidade. Mas quando ligamos a tv, o que mesmo nos importa?
    Se preocupar com o mundo, com as questões sociais com o próximo, isso tudo ao mesmo tempo pira (por experiência própria), mas sentar em frente a tv e aceitar tudo o que nos dizem é sinal de alienação, total loucura, pode ter certeza!
    O bom mesmo é ficar no meio termo, fingindo que nada sabe, que nada está acontecendo.

    Gostei do texto =D

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Magnífica crítica. Embora dependendo do jornal e da revista, não adianta muita coisa...rs
    Mas gostei sim. Novela é sempre política, porque fabrica modelos de vida irreais e perfeitos, onde as tristezas são para os loucos e malvados, no dia da prisão, capítulo final.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Por essas e outras eu prefiro os livros... Pena que a maioria das pessoas (principalmente mulheres, infelizmente) sente uma atração incrível pelas vidinhas artificiais que a novela falsifica na televisão. E, infelizes com a realidade, preferem seguir religiosamente os horários nobres do que "Viver a vida" (trocadilho inevitável!) e mudá-la para melhor.
    Muito bom o blog! Prcisamos de mais gente asim no mundo, rs!

    ResponderExcluir
  4. novela é um lixo, as da globo são um lixo e as de manoela carlos pior ainda. ¬¬

    ResponderExcluir
  5. De fato, a população está servida dessa alienação!

    Além de tudo perfeito, existe um moralismo ridículo por trás de tudo

    ResponderExcluir
  6. Texto sensacional cara! Na boa, as novelas desse cara me causam náuseas. Não sei pq continua essa porcaria no ar com essas Helenas corna/mulher-de-fibra/batalhadora e Zé Mayer comedor... QUE SACO!!!
    Assisti duas novelas ótimas na vida: Xica da Silva e Mandacaru, ambas produzidas pela TV Manchete. E o legal, é q essas novelas me inspiraram a procurar tudo o q podia sobre os personagens reais contidos nelas. Dps de ver Mandacaru eu devorava tudo q dizia respeito ao Cangaço. A novela foi um detonador...
    Agora, me fala o q uma novela do Manoel Carlos vai inspirar??? Eu assiti boa parte da novela indiana, mas nessa aí eu nem ligo a TV
    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Novela é a alienação do povo
    é o circo da politica do pão e circo

    ResponderExcluir
  8. Pois é Tiago, novela para a favela, será que os ricos também assistem?
    hehehheh é obvio, sim, é a forma de mostrar o mundo e a vida que eles querem que sejam, fáceis de manipular...trágicas histórias, um enredo podre, ou qualquer porcaria....e a malhação....que perda de tempo!
    vlw a crítica, mto bom teu texto....E CALAR-SE JAMAIS!

    ResponderExcluir
  9. Heresia!!!Discutindo as novelas do Maneco,que é quando eu esqueço que a conta da luz tá vencida,que a mulher me deixou,que o cachorro mijou na minha perna...

    ResponderExcluir
  10. "Agora estamos passando pela praia de Copacabana
    Travestis e prostitutas se acabando por grana
    E os gringos vão achando aquilo tudo bacana
    (O Brasil é um paraíso! As mulheres são boas de cama)
    Ô gringo não força Deixa de ser imbecil
    Você que vem lá de fora quer entender do Brasil
    (Ha ..."O Brasil é um paraíso! - É mole?- E o inferno é onde?!)"

    háhá!! maluco so lembrei dessa musica =P

    ResponderExcluir